domingo, 5 de fevereiro de 2012

Do Blog do Carmadélio: Filmes imperdíveis sob a ótica da fé e dos valores. Você já os assistiu?




MARCELO DOS SANTOS

Atualmente, o cinema vem investindo em filmes que são verdadeiras fontes inesgotáveis para dinamizar os encontros de formação, seja em qualquer atividade pastoral, como também na formação humana. Nesse contexto, a “sétima arte” propõe um diálogo entre fé e cultura, cujo objetivo fundamenta princípios norteadores que semeiam entre a comunidade eclesial uma linguagem que aproxima os fiéis. Por isso, diante de inúmeros lançamentos no mercado cinematográfico, avaliamos alguns títulos que iluminam uma proposta de trabalho agregado a uma mensagem alinhada como pensamento cristão.

1. Gran Torino (2008), Clint Eastwood

Conta uma história iluminada por temas espirituais, como perdão e conversão, e do ponto de vista cristão, apresenta uma imagem positiva da Igreja.

2. Jornada pela liberdade (2006), Michael Apted

Marcada pela perspectiva social cristã, é um filme indispensável para conhecer a força ética do Evangelho e sua herança em nossa cultura.

3. Katyn (2007), Andrzej Wajda

Narrada a partir da perspectiva dos sobreviventes, especialmente mulheres, é um hino à reconciliação, da memória que busca a verdade. A fé católica é mostrada com intensidade em diversos momentos, mas de forma mais contundente nos últimos minutos.

4. Quem quer ser um milionário? (2008), Danny Boyle

A história nos apresenta uma intriga que move o espectador à esperança e que convida a reconhecer a presença da Providência, que acompanha os acontecimentos respeitando a liberdade, mas estimulando a bondade.

5. O visitante (2007), Thomas McCarthy

Um filme que mostra um itinerário de transformação, de sensibilidade e de compromisso, enfatiza a capacidade de amar e o exercício responsável da liberdade. Exclama um grito contra a injustiça das leis migratórias.

6. Rio congelado (2008), Courtney Hunt

História sobre a resistência e a amizade de duas mulheres que começam em conflito, mas que criarão um profundo laço de solidariedade que tem como origem comum uma maternidade transcendida e o desejo de amar inclusive acima de suas forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, sua opinião é muito importante para nós !