Nossos Fundadores

Nosso Fundador






Moysés Azevedo, o fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, é um consagrado celibatário da Comunidade de Vida. Há mais de 25 anos ele empreendeu a fundação da Comunidade hoje presente em mais de cinqüenta dioceses no Brasil e no Mundo. A Comunidade teve seu início a partir da evangelização feita por meio de uma lanchonete católica criada para este fim.




Desde 2007, quando fora nomeado pelo Santo Padre, é Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, Dicastério Papal responsável pelo acompanhamento e pelo engajamento dos leigos na Igreja.




Em 2005 foi nomeado pelo Papa Bento XVI para participar como auditor do Sínodo dos Bispo sobre a Eucaristia, em Roma. Participou em 2007 da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida (CELAM), para o qual fora convidado como membro representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente. Em 2008 foi mais uma vez nomeado pelo Papa Bento XVI para participar do Sínodo da Palavra de Deus, em Roma.


Foi Presidente da Fraternidade Católica de Comunidades de Vida e Aliança do Brasil e Vice-Presidente da Fraternidade Católica Internacional das Comunidades de Vida e Aliança.


É renomadamente conhecido no Brasil e no exterior, devido especialmente à Comunidade que conduz e pelo ministério de pregação. Em sua pregação é característico o transbordar do seu amor inflamado por Deus e incansável pela evangelização dos homens especialmente pelos jovens.


Nascido em 04 de novembro de 1959, em Fortaleza no Ceará, Brasil, Moysés Louro de Azevedo Filho, foi educado em ambiente católico, e desde muito jovem é líder dentre grupos de jovens de Igreja e estudantis. Estudando seu ensino médio no colégio Marista Cearense e tendo cursado Geologia na Universidade Federal do Ceará (sem concluí-lo) e Fisioterapia na UNIFOR (concluído), sempre teve engajamento nos grupos de jovens católicos da época. Teve sua primeira experiência com Deus a partir do Movimento de Jovens da Arquidiocese de Fortaleza (1976) e depois aprofundou sua experiência de fé por meio da efusão do Espírito Santo, na Renovação Carismática Católica (1978).


Em 1980, foi marcado por forte experiência com Deus quando pôde oferecer à Igreja sua vida pela evangelização dos jovens, em uma visita do Santo Padre João Paulo II. Na ocasião ofereceu, a pedido do Cardeal Arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio, uma oferta livre em nome dos jovens da arquidiocese à Sua Santidade. Em 1982, com a bênção e presença do Arcebispo, fundou com a ajuda de vários jovens de grupo de oração a Lanchonete Shalom, que seria um ambiente descontraído em que se poderia evangelizar os jovens que não participam de Igreja. Nesta lanchonete, que seria a primeira vista um point da juventude, se abordam ainda hoje os presentes e se oferece aconselhamento, conversas sobre Deus, e se convida para seminários de vida e grupos de oração. Os grupos desde então começaram a se multiplicar e muitos iam sendo tocados por este carisma novo que surgia.


Em 1985, vindo sendo continuamente interpelado por Deus e pela evangelização do mundo, a trilhar um caminho mais sério, foi desenvolvendo a experiência de uma vida comunitária com em novo estilo e forma, o que anos depois seria chamado na Igreja como a experiência das novas comunidades carismáticas. Foi direcionado a estar de retiro todo voltado à escuta de Deus, e daí escreveu os primeiros escritos da Comunidade que surgiria. Tendo retornado, e oferecido este caminho aos participantes engajados da obra que conduzia, foi em primeiro momento fortemente combatido por ser algo novo demais, mas percebendo ser a vontade de Deus prosseguiu neste caminho, e em fevereiro de 1985 junto a mais quatro irmãos se consagraram a uma vida de evangelização nesta nova comunidade que ali nascia. Foi grande ajuda de Deus na condução e estruturação da Comunidade, Emmir Nogueira, co-fundadora, leiga casada da comunidade de vida, que esteve presente desde seu início e que assume desde muito tempo a função de Assessora de Formação.


Com o tempo, e sendo guiado em somente buscar a vontade de Deus, que é vocacionalmente uma marca da Comunidade, está à frente da Comunidade até hoje. Com o passar do tempo, os grupos se multiplicavam, os trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana, as vocações surgiam, outros bispos passaram a pedir casas da Comunidade em suas dioceses, e a Comunidade vem se expandindo até hoje.


Em 1998, escreveu os primeiros estatutos da Comunidade, que tendo apresentado e sendo referendado pela Comunidade, apresentou e teve a aprovação diocesana do então Arcebispo de Fortaleza Dom Cláudio Humens. Em 2007, a Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício, sendo a primeira Comunidade Nova do Brasil a recebê-lo e uma das primeiras do mundo a ter seus Estatutos aprovados pela Santa Sé.


Reside em Fortaleza, na Diaconia Geral, onde exerce o governo da casa mãe e o governo geral da Obra. Vem permanecendo a serviço da Igreja, e conduzindo a Comunidade neste caminho, ao qual dedica toda sua vida pela evangelização e reconciliação do homem com Deus.


Fonte: Comunidade Católica SHALOM (Clique aqui!)



Co-Fundadora



Nascida em Fortaleza, Ceará, filha mais velha de seis irmãos, Maria Emmir residiu no Rio de Janeiro dos cincos aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs Lourdinas, Ursolinas e, na Universidade, aos Padres Jesuítas. Apaixonada pela língua inglesa desde criança, fez do estudo de línguas sua grande dedicação e paixão, tendo trancado a faculdade de Psicologia na PUC-RJ para dedicar-se às letras. Em 1972 mudou-se para Fortaleza e em 1973 casou-se com o Engenheiro Sérgio Cabral Nogueira. Formou-se pela Universidade Federal do Ceará em Fortaleza em 1974 e prosseguiu estudos de especialização no ensino inglês para estrangeiros, lingüística e fonética, como "extended student" da Universidade de Michigan, USA.

Emmir NogueiraTendo nascido em uma família católica e muito temente a Deus, Maria Emmir nunca se afastou da fé, tendo sido hábito seu visitar a Igrejinha do Forte de Copacabana - como era conhecida na época - após cada aula de inglês na Cultura Inglesa do Rio de Janeiro. Também era freqüentadora quase diária da Capela de Santa Filomena, em Fortaleza, quando vinha de suas jornadas de estudo e trabalho. Nossa Senhora foi, desde de infância, a amiga e intercessora mais fiel. Logo após o casamento, porém, sua prática religiosa restringia-se à missa dominical, até que, em 1976, fez o Cursilho de Cristandade, atendendo ao convite insistente de seu marido, que fizera o encontro meses antes. 

Daí para o Seminário de Vida no Espírito Santo, feito por ambos em agosto-setembro de 1977, foi um pulo. A Graça do Batismo no Espírito Santo viria a mudar inteiramente a ela.

Em 1978 ela e seu esposo começaram a apoiar os jovens dos encontros de jovens da Arquidiocese de Fortaleza e, em seguida, do ENINJOCE, junto ao Sacerdote jesuíta Padre Luciano Cimman. A Graça de Deus, através do Cursilho e do Seminário de vida no Espírito Santo, aprofundou em Emmir a paixão pelos jovens. Era comum encontrar em sua sala de trabalho e em sua casa seus jovens alunos, que ali eram ouvidos, aconselhados, evangelizados entre uma conversa e outra, entre uma e outra aula de literatura inglesa e americana.

Além dos jovens, a graça de Deus levou Emmir, logo depois de Seminário de Vida, a três grandes novos amores: a Oração, a Palavra de Deus e aos pobres. Teve a imensa graça de tornar-se próxima ao Padre Felipe Prévost, também sacerdote jesuíta, que pacientemente a ensinou a rezar e amar a Palavra, sendo seu orientador com o carinho, afeto e cuidado com que um bom pastor cuida de suas ovelhas. Na busca dos pobres e da Palavra, Maria Emmir teve a ventura de aproximar-se do Padre Caetano Minette de Tilesse, teólogo da RCC conhecido em todo Brasil e no mundo, que vive junto aos mais pobres, do bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. Neste bairro, Maria Emmir trabalhou com os pobres e aprendeu a abrir-se aos carismas do Espírito Santo.

Por volta de 1978 Emmir e Moysés Azevedo (fundador da Comunidade Católica shalom) se conheceram, através do trabalho com os jovens na Arquidiocese de Fortaleza, e também com os pobres do bairro Cristo Redentor. Ambos tornaram-se grandes amigos, unidos pelo mesmo amor ao Senhor, pelo apostolado e, em 1982, também pela Comunidade Shalom, fruto de sonhos partilhados sempre visando à evangelização dos jovens e a Glória de Deus.

Desde os inícios da Comunidade Shalom, Maria Emmir trabalhou na formação, apostolado que exerce até os dias de hoje, como assessora de formação da Comunidade Shalom. Nestes 25 anos que se seguiram ao seu primeiro batismo no Espírito Santo, tem pregado por todo o Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Colabora assiduamente com a revista Shalom Maná, cujo nascimento acompanhou, é autora de diversos Estudos Bíblicos, entre eles o Enchei-vos, Luz para os meus passos I; exercícios de Oração para a Formação Básica I e II; A Promessa; Não Tenhas Medo; A Fenda da Rocha; Filho de Deus, Menino Meu.

Olhando para sua vida, o socorro e a Graça de Deus são evidentes. Com razão se poderia dizer, com o Salmista: "com efeito, Deus fez grandes coisas por ela".

Fonte: Comunidade Católica SHALOM (Clique aqui!)